terça-feira, 20 de setembro de 2011

Seca no Nordeste

Seca no Nordeste Seca no Nordeste: falta de chuvas e solo seco

Introdução

Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais.

Causas da Seca

As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).

O desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região do sertão nordestino.

Características da região

- Baixo índice pluviométrico anual (pouca chuva);
- Baixa umidade;
- Clima semi-árido;
- Solo seco e rachado;
- Vegetação com presença de arbustos com galhos retorcidos e poucas folhas (caatinga);
- Temperaturas elevadas em grande parte do ano.

Seca, fome e miséria: um problema social

A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças.

O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural (saída das pessoas do campo em direção as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condições de vida nas cidades.

Estas regiões ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não gera condições para um desenvolvimento sustentável da região.

Ações para diminuir o impacto da seca

- Construções de cisternas, açudes e barragens;
- Investimentos em infra-estrutura na região;
- Distribuição de água através de carros-pipa em épocas de estiagem (situações de emergência);
- Implantação de um sistema de desenvolvimento sustentável na região, para que as pessoas não necessitem sempre de ações assistencialistas do governo;
- Incentivo público à agricultura adaptada ao clima e solo da região, com sistemas de irrigação.

Transposição do rio São Francisco

A transposição do rio São Francisco é um projeto do governo federal que visa a construção de dois canais (totalizando 700 quilômetros de extensão) para levar água do rio para regiões semi-áridas do Nordeste. Desta forma, diminuiria o impacto da seca sobre a sofrida população residente, pois facilitaria o desenvolvimento da agricultura na região.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Atividade em sala de aula


Conteúdo:
Aquecimento global

Atividade:
  • Assistir o filme para refletir sobre a importância do comportamento do ser humano em relação à natureza;
  • Ler o resumo do filme para responder as questões.

Resumo do Filme: O Dia Depois de Amanhã


Tudo começa quando o climatologista Jack Hall (Dennis Quaid) testemunha a separação de um pedaço de gelo das calotas geladas da Antártida. Então uma série de fenômenos meteorológicos cada vez mais severos começa a ocorrer pelo globo terrestre: chuva de granizo, furacões com recordes de velocidade, neve e uma série de tornados destrói Los Angeles. O climatologista tenta alertar chefes de Estado sobre uma catástrofe ambiental iminente, mas não é ouvido.

O Professor Teny Rapson (Ian Holm), acredita no desastre climático e confirma os piores temores de Jack. Essas ocorrências climáticas bruscas são sintomas de uma mudança global maciça. Segundo eles, o derretimento das calotas polares adiciona uma enorme quantidade de água doce nos oceanos e rompe o equilíbrio das correntes que estabilizam nossos sistema climáticos.

Acontecimentos incomuns tomam conta do mundo e colocam em pânico a população: furacões, que só se formam sobre o mar, aparecem em terra firme, ondas gigantescas engolem prédios em Nova York, pessoas na Escócia simplesmente são congeladas vivas em segundos. É o aquecimento global provocando uma nova Era do gelo. Jack Hall já havia previsto essas mudanças, mas não imaginava que fosse tão cedo e de forma tão brusca. O resultado pode ser uma nova era glacial no planeta.

Após detectar exatamente o que está acontecendo e prever as conseqüências, os EUA tomam uma forte decisão. Tentam salvar o que puderem e se refugiam com a ajuda dos chamados países de terceiro mundo. A Europa e a Ásia encontram-se na mesma situação.

Depois de alertar os governantes Jack tem um problema pessoal a resolver. Seu filho de 17 anos Sam (Jake Gyllenhaal) se encontra preso na cidade de New York onde ele e seus amigos estão em uma competição escolar. Ele agora tem de enfrentar as fortes inundações e a queda dramática das temperaturas em Manhattan. Depois de conseguir se refugiar na biblioteca pública de Manhattan, Sam consegue contatar seu pai pelo telefone e Jack o pedi que fique dentro do prédio aconteça o que acontecer e que procure se manter aquecido.

À medida que uma evacuação em larga escala para o sul tem início, Jack se dirige para New York para salvar Sam. Mas nem mesmo Jack está preparado para o que vai acontecer com ele, com seu filho e com o planeta. No caminho em busca do filho, Jack perde um amigo de muitos anos, mas não desiste e continua a caminhada até que o olho da tempestade passa por Nova York congelando tudo e com muit sorte ele consegue se proteger a tempo. Enquanto isso, Sam e os outros sobreviventes que estão na biblioteca queimam todos os livros para poderem se manter aquecidos pois, se não for assim, morrem congelados.

Quando a tempestade passa, Jack sai novamente em busca do filho e se assusta ao ver a biblioteca quase toda coberta pela neve. Ele entra na biblioteca e é com grande alívio que encontra seu filho vivo, apesar de ter morrido milhares de pessoas.

"O filme mostra o aquecimento global provocando o resfriamento global".


Leia mais em:
http://www.webartigos.com/articles/9609/1/Resumo-Do-Filme--O-Dia-Depois-De-Amanha/pagina1.html#ixzz1VhCUZ4OW


Após ter assistido o filme e lido o resumo, responda:

1) Qual é o tema central do filme?

2) A separação de um pedaço de gelo das calotas geladas da Antártida deu início a uma série de fenômenos meteorológicos cada vez mais severos pelo globo terrestre. Quais fenômenos foram esses?

3) O climatologista tentou alertar chefes de Estado sobre uma catástrofe ambiental iminente mais não foi ouvido. Por quê?

4) Ocorrências climáticas bruscas levaram a uma mudança climática maciça. Qual explicação foi dada para isso?

5) Acontecimentos incomuns tomaram conta do mundo e colocaram em pânico a população. Que acontecimentos foram esses?

6) Após detectar exatamento o que estava acontecendo os Estados Unidos da América tomaram uma forte decisão. Que decisão foi essa?

7) Segundo o filme, quais eram os outros continentes que estavam na mesma situação?

8) Escreva em poucas linhas o que mais lhe chamou a atenção no filme.

9) Na sua opinião, o que pode estar causando o aquecimento global?

10) Enumere possíveis soluções para resolver o problema do aquecimento global.

♥ Região Nordeste: músicas


Alagamentos no Nordeste em 1985



No ano de 1985 a seca que assolava o Nordeste brasileiro cedeu espaço a uma época de fortes chuvas que ocasionaram grandes alagamentos e enchentes. Os especialistas afirmam serem comuns as chuvas no Nordeste no verão e outono por causa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esse fenômeno é causado pelo encontro de ventos do Norte e Sul e costuma agir na região da Linha do Equador. Normalmente, a ZCIT desce para o Nordeste e retorna ao Norte na metade de março, mas neste ano ficou presa. A maneira dos cantores contribuirem para o socorro aos nordestinos foi a música.


Súplica Cearence
Luiz Gonzaga
Composição: Gordurinha e Nelinho



Letra

Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar

Oh! Deus, será que o senhor se zangou
E só por isso o sol arretirou
Fazendo cair toda a chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedir pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão

Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração

Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar

Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará


Chega de Mágoa
Djavan
Composição: Composição Coletiva





LETRA

Nós não vamos nos dispersar
Juntos, é tão bom saber
Que passado o tormento
Será nosso esse chão...

Água, dona da vida
Ouve essa prece tão comovida
Chega, brinca na fonte
Desce do monte, vem como amiga

Te quero água de beber
Um copo d’água
Marola mansa da maré
Mulher amada
Te quero orvalho toda manhã

Terra, olha essa terra
Raça valente, gente sofrida
Chama, tem que ter feira
Tem que ter festa, vamos pra vida

Te quero terra pra plantar, ah
Te quero verde
Te quero casa pra morar, ah
Te quero rede
Depois da chuva o Sol da manhã

Chega de mágoa
Chega de tanto penar

Canto e o nosso canto
Joga no tempo uma semente
Gente, olha essa gente
Olha essa gente, olha essa gente

Te quero água de beber
Um copo d’água
Marola mansa da maré
Mulher amada

Te quero terra pra plantar
Te quero verde, hum
Te quero casa pra morar
Te quero rede

Depois da chuva o Sol da manhã
Canto (eu canto) e o nosso canto (canto)
Joga no tempo (joga no tempo) uma semente (ye ye ye ye ye)
Gente (quero te ver crescer bonita)
Olha essa gente (quero te ver crescer feliz)
Olha essa gente (olha essa terra, olha essa gente)
Olha essa gente (Gente pra ser feliz, feliz)
Te quero água de beber (me dê um copo)
Um copo d’água
Marola mansa da maré (ye ye ye ye ye)
Mulher amada (mulher amada)
Te quero terra pra plantar (plantar)
Te quero verde (te quer verde)
Te quero casa pra morar
Te quero rede
Depois da chuva o Sol da manhã
Chega de mágoa
Chega de tanto penar
Chega de mágoa
Chega de tanto penar
Ah!


♥ Região Nordeste: Atividade com Música

O Último Pau de Arara
Raimundo Fagner

Composição: Venâncio / Corumba / J.Guimarâes




LETRA

A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de montão
Tomara que chova logo
Tomara meu Deus tomara
Só deixo o meu cariri
No último pau-de-arara (bis)

Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chocalho
Pendurado no pescoço
Eu vou ficando por aqui
Que deus do céu me ajude
Quem sai da terra natal
Em outros cantos não pára
Só deixo o meu cariri
No último pau-de-arara (bis)


1) A música: O Último Pau de Arara fala sobre qual região brasileira?

2) Escreva o que você conhece sobre essa região.

3) Segundo a música, qual é o principal problema enfrentado pelos moradores dessa região?

4) No trecho: " só deixo o meu cariri no último pau de arara", escreva o que este verso demonstra.

5) Qual é a única solução que o sertanejo, segundo a música, encontra para melhorar a sua condição de vida e de sua família?

6) A migração de sertanejos para outras regiões do país é exclusivamente fruto da seca. Você concorda com esta afirmação? Por quê?

7) O que poderia ser feito para melhorar ou mesmo solucionar os problemas dessa região?

♥ Limite, divisa e fronteira


Qual é a diferença?

Limite, divisa e fronteira são palavras usadas para definir a separação entre territórios e cada uma delas tem um significado específico.

- Limite é usada para designar a separação de dois municípios, por exemplo: o limite entre Porto Velho e Nova Mamoré.

- Divisa é usada para a separação de dois Estados, por exemplo: a divisa entre Rondônia e Amazonas.

- Fronteira é usada para a separação de países, por exemplo: a fronteira entre o Brasil e Bolívia.


Atividades

1) Observe o mapa e complete as afirmativas utilizando a palavra limite, divisa ou fronteira.

Clique na imagem para ampliar

a) O Estado de Rondônia faz ____________________ com o Estado do Mato Grosso.
b) O município de Pimenta Bueno faz _____________________ com o município de Vilherna.
c) O Estado do Amazonas faz ___________________ com o Estado do Pará.
d) O município de Guajará Mirim faz _________________ com Costa Marques.
e) O Brasil faz __________________ com a Bolívia.
f) O Estado do Acre faz ______________________ com o Estado de Rondônia.
g) O município de Porto Velho faz __________________ com o município de Candeias.


Polígono das secas

A seca no Sertão Nordestino

O Polígono das Secas é uma área que vai desde o Piauí até o norte de Minas Gerais, abrangendo vários municípios. Nessas áreas ocorrem, periodicamente, secas que representam, na maioria das vezes, grandes calamidades, ocasionando sérios danos à agropecuária nordestina como a perda das plantações, a morte do gado, e graves problemas sociais como desemprego, miséria, fome, doenças, aumento da mortalidade infantil e migração em massa para a periferia das grandes cidades.

As principais causas da seca do nordeste são naturais. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).


No entanto, não é só a natureza que produz seca, as secas do Sertão também tem uma razão social, pois desde a época colonial a ocupação humana foi inadequada, destruindo a vegetação, ou seja, o desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região e com o passar do tempo, as secas que já eram periódicas se tornaram ainda mais frequentes e abrangendo uma área cada vez maior.

Imagem Web


Leia o texto e observe o mapa para responder as questões:

1) Explique com suas palavras o que é o Polígono das Secas.

2) Aponte as causas da seca no Sertão do Nordeste.


3)
Por que a área atingida pela seca vem aumentando cada vez mais?

4) Enumere os problemas enfrentados pelo sertanejo residente no Polígono das Secas.

5) Pesquise sobre a área atingida pelo Polígono das Secas atualmente e registre suas conclusões.