quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Polígono das secas

A seca no Sertão Nordestino

O Polígono das Secas é uma área que vai desde o Piauí até o norte de Minas Gerais, abrangendo vários municípios. Nessas áreas ocorrem, periodicamente, secas que representam, na maioria das vezes, grandes calamidades, ocasionando sérios danos à agropecuária nordestina como a perda das plantações, a morte do gado, e graves problemas sociais como desemprego, miséria, fome, doenças, aumento da mortalidade infantil e migração em massa para a periferia das grandes cidades.

As principais causas da seca do nordeste são naturais. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).


No entanto, não é só a natureza que produz seca, as secas do Sertão também tem uma razão social, pois desde a época colonial a ocupação humana foi inadequada, destruindo a vegetação, ou seja, o desmatamento na região da Zona da Mata também contribui para o aumento da temperatura na região e com o passar do tempo, as secas que já eram periódicas se tornaram ainda mais frequentes e abrangendo uma área cada vez maior.

Imagem Web


Leia o texto e observe o mapa para responder as questões:

1) Explique com suas palavras o que é o Polígono das Secas.

2) Aponte as causas da seca no Sertão do Nordeste.


3)
Por que a área atingida pela seca vem aumentando cada vez mais?

4) Enumere os problemas enfrentados pelo sertanejo residente no Polígono das Secas.

5) Pesquise sobre a área atingida pelo Polígono das Secas atualmente e registre suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário