segunda-feira, 19 de julho de 2010

Geografia: ciência do espaço

O que significa geograficamente o mundo ou parte do mundo?

A Geografia se propõe a algo mais que descrever paisagens , pois a simples descrição não nos fornece elementos suficientes para uma compreensão global daquilo que pretendemos conhecer geograficamente.
As paisagens que vemos são apenas manifestações aparentes das relações estabelecidas entre os muitos e variados integrantes do nosso planeta e até mesmo do Universo .
Da energia do Sol à ação dos bichos, das plantas, das águas e dos ventos; dos movimentos executados pela Terra aos constantes deslocamentos verificados na crosta terrestre; das formas restritas e localizadas de atuação das tribos indígenas à planetária intervenção das modernas sociedades industriais não nos faltam dinâmicas e relações a serem investigadas.
Ir além das aparências significa considerar que por trás de toda paisagem temos, necessariamente, uma dinâmica particular que a determina, que a constroi, que a mantém com determinada aparência, por exemplo, de floresta , de deserto , ou até mesmo de cidade.
Estudar geograficamente o mundo, no todo ou parte, é buscar entender como e por que as paisagens - sejam elas quais forem - apresentem as características que observamos. Ou seja,o que se busca é o entendimento do espaço geográfico, que, dessa forma, deve ser entendida como algo que inclui não só aquilo que vemos (paisagens), mas também os fatores determinantes da aparência. Entre todas as dinâmicas de que resultam as diversas paisagens que se espalham pelo mundo, as impostas pelo rítmo e pelas necessidades das modernas sociedades industriais são hoje as mais presentes na quase totalidade das paisagens que venhamos a investigar.
Portanto, uma investigação de fato geográfica acerca do mundo atual deve, mais do que se ocupar de descrições de realidades aparentes (paisagens),porpor-se a investigar, principalmente, o modo pelo qual a sociedade produz o espaço geográfico.
Para melhor compreensão do que estamos dizendo, vamos coniderar que qualquer pessoa é capaz de identificar um conhecido "cartão-postal" do Brasil. Trata-se da cidade do Rio de Janeiro, da qual se vê a baía de Guanabara, Pão de Açúcar, etc.
Se a investigação geográfica dessa paisagem se restringisse à descrição dos elementos que a constituem, bastaria acrescentar mais alguns nomes à lista que iniciamos . Assim, mencionaríamos também os diversos tipos de construções e moradias, as praias, os vários tipos de embarcações, as pistas asfaltadas, os carros, etc.
Mas, como dissemos não basta fazer uma espécie de fotografia falada ou escrita das paisagens, pois o espaço geográfico não se revela apenas na aparência das coisas , mas sobretudo na investigação das razões que determinam essa aparência.
E, para entendermos de fato esse espaço, ou descobrimos tais razões, teríamos de necessariamente responder a muitas questões , tais como:

• Por que exatamente neste local construíram tantos prédios e tantas avenidas? Para onde vão ou de onde vêm essas embarcações, esses carros, ou esses ônibus?

• Por que baía tem esse formato?

• Como surgiram os morros em torno da baía?

• Por que alguns dos morros têm cobertura vegetal e outros não?

• E as pessoas? Onde estão , o que fazem , como vivem ?

Ao responder a essas e muitas outras questões que poderíamos formular a partir de uma simples observação atenta da paisagem, buscamos na verdade desvendar as dinâmicas responsáveis por cada um dos elementos aparentes que nos chamam a atenção. Ou, em outras palavras, estaríamos desvendando o espaço geográfico do qual esse cartão-postal do Rio de Janeiro revela apenas a aparência.

Diamantino Pereira.


Sugestão de leitura:

PEREIRA,Diamantino; SANTOS, Douglas e CARVALHO, Marcos de.Geografia: ciência do espaço - o espaço mundial. São Paulo, Atual, 2007.

Um comentário:

  1. Aylla,

    Muito bom...
    Seu Blog está muito legal, bem interessate, com informações curiosas, imagens legais que deixam seu Blog ainda mais atraente.
    Bjs Andréa
    Divulge este endereço com alunos e colegas...

    ResponderExcluir